skip to Main Content
Compressão do nervo ulnar | Dr. Lyuji Takemura

Compressão do nervo ulnar

O que é o nervo ulnar?

O nervo ulnar é um dos principais nervos do nosso membro superior. Ele é responsável pela sensibilidade do dedo mínimo e de metade do dedo anelar e também pela contração de parte dos músculos que movimentam o punho e a mão.

O nervo ulnar se forma a partir de um conjunto de nervos que sai da coluna e termina na mão. Sendo que neste trajeto passa por 3 áreas estreitas, onde pode ficar apertado. Para cada uma dessas áreas existe um nome específico para a doença.

Quais são os locais onde ocorre a Compressão do nervo ulnar?

O local mais comum é o cotovelo, sendo chamada de Síndrome do Túnel Cubital. Ela é a segunda síndrome compressiva mais comum, perdendo apenas para a Síndrome do Túnel do Carpo (veja também o artigo sobre Síndrome do Túnel do Carpo).

Nervo ulnar localizado na parte interna do cotovelo.
Nervo ulnar localizado na parte interna do cotovelo, Netter Orthopaedic Anatomy 2th edition.
Ilustração do Túnel Cubital
Ilustração do Túnel cubital, Netter Orthopaedic Anatomy 2th edition.

Outro local de compressão é no punho e chamamos de Compressão no Canal de Guyon.

Compressão no Canal de Guyon

E por fim, quando acontece na região do ombro , chamamos de Síndrome do Desfiladeiro Torácico

Quais são as causas da Compressão do nervo ulnar?

Podemos dividir as causas entre as que aumentam o volume das estruturas no interior do canal ou túnel por onde passa o nervo e os que diminuem o tamanho do túnel.

Entre as causas podemos citar inchaço das estruturas por alterações hormonais como a gravidez, aumento de volume dos tecidos por artrite reumatoide, diabetes, hipotireoidismo, tumores e alterações das estruturas ósseas como nas sequelas de fraturas.

A Síndrome do Túnel Cubital ocorre mais em mulheres pós menopausa, pois alterações hormonais causam aumento na quantidade de líquido no corpo, levando aumento das estruturas no interior do canal. Ainda no caso das mulheres pós menopausa há uma alteração na parte óssea do cotovelo, comprimindo o túnel e consequentemente o nervo ulnar dentro dele.

Quem trabalha com a parte interna dos cotovelos apoiados e dobrados como costureiras, motoristas e secretárias acabam comprimindo o túnel também e podem apresentar sintomas.

Quais são os sintomas da Compressão do nervo ulnar?

Os sintomas mais frequentes são dor, dormência e formigamento nos dedos anelar e dedo mínimo. Os sintomas geralmente pioram de noite e ao realizar tarefas com cotovelo dobrado ou apoiado.

Ilustração do Netter Orthopaedic Anatomy 2th edition
Ilustração do Netter Orthopaedic Anatomy 2th edition

Nos casos mais avançados, o paciente pode ter perda de força ou coordenação da mão. Ainda nestes casos, pode-se observar atrofia da musculatura da mão e uma posição típica que chamamos de mão em garra.

Síndrome do túnel ulnar (cubital)
Ilustração do Netter Orthopaedic Anatomy 2th edition
Mão em Garra
Mão em Garra

Através dos sintomas e exame do médico podemos diferenciar a Síndrome do Túnel Cubital da Síndrome do Canal de Guyon e da Síndrome do Desfiladeiro Torácico.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através do exame médico associado a alguns exames.

A Eletroneuromiografia é um exames bastante útil que pode determinar onde está o nível de compressão do nervo e o grau de lesão que o nervo já sofreu.

O médico pode também necessitar de exames de Radiografia e Tomografia Computadorizada para avaliar se alterações ósseas podem estar levando a compressão do túnel ou canal e de Ressonância Nuclear Magnética que pode ser útil para avaliar as partes não ósseas que possam estar comprimindo o nervo.

Como é feito o tratamento da Compressão do nervo ulnar?

Para os casos mais iniciais, sem sinais de atrofia da mão, é iniciado tratamento não cirúrgico. Neste método usamos medicação antiinflamatória, compressa de gelo e fisioterapia. O paciente também deve evitar ficar com cotovelo dobrado por muito tempo.

Já nos casos em que o tratamento não cirúrgico não apresentou bons resultados e nos que há sinais de atrofia da mão indicamos tratamento cirúrgico.

Daqui em diante vamos falar somente sobre Síndrome do Túnel Cubital por ser muito mais comum.

Como é a cirurgia para Síndrome do Túnel Cubital?

O paciente recebe sedação ou anestesia geral associada à anestesia do membro. Faz-se uma incisão na parte interna do cotovelo de aproximadamente 10cm por onde encontramos o nervo e o liberamos. O paciente normalmente recebe alta no dia seguinte com orientação de manter o curativo fechado até o retorno.

Demarcação da incisão para liberação do Túnel Cubital
Demarcação da incisão para liberação do Túnel Cubital

Como é a recuperação após a cirurgia?

O retorno acontece com 1 semana, momento em que examinamos a ferida e ajustamos a medicação analgésica. Os pontos de sutura são retirados com 2 semanas e o paciente fica liberado para fisioterapia.

A recuperação da Síndrome do Túnel Cubital é variada. Casos com pouca duração e poucos sintomas têm uma boa recuperação. Já os casos com alterações de sensibilidade permanente da mão podem demorar para retornar ao normal como também não retornar. Uma vez instalada a atrofia na mão, a cirurgia pode parar a progressão da doença mas não recuperar a musculatura perdida.

O resultado final do tratamento é observado somente após 12 meses da cirurgia.

Síndrome do Tunel do Carpo

Dedo em gatilho

Tenossinovite de De Quervain

Tem alguma dúvida específica sobre a Compressão do nervo ulnar?

Pergunte ao Dr Renan!

Back To Top