Crossfit machuca?
Crossfit machuca?
A resposta é SIM, como qualquer outro esporte. Afinal, é esperado que uma modalidade que combine ginástica, powerlifting e weightlifting tenha um risco de lesões no mínimo semelhante a esses esportes.
Qual a chance de lesão?
A chance de lesão no Crossfit varia bastante, vai de 20-75% de se machucar em 6 meses de treino. As lesões mais comumente acontecem no ombro, joelho e lombar.
Uma média de 2.3-3.1 lesões para 1000 horas de treino. Resultado similar quando comparamos atletas de ginástica 2.63-1000h, powerlifting 1.0-5.8 / 1000h e de weightlifting 2.4-3.3/1000h. Risco muito menores de lesão se compararmos com futebol por exemplo: 8.0/1000h
A incidência de lesão é menor nos atletas de elite do que nos casuais. Isto acontece porque os atletas de elite conseguem ter melhor técnica, flexibilidade, explosão e resistência muscular, sem falar que repetem tantas vezes os exercícios que executam o movimento praticamente sem pensar.
O que posso fazer para não machucar?
Ao praticar Crossfit assim como qualquer prática esportiva, seja responsável. Aprenda a técnica corretamente, veja vídeos de execução do movimento no youtube ou instagram. E se você tem dificuldade para realizar o movimento mesmo com carga baixa, precisa trabalhar alongamento e fortalecimento antes de realizar o exercício no WOD.
Nos membros superiores: alongamentos devem ser focados em mobilidade do ombro, principalmente rotação interna e o fortalecimento com ênfase em estabilizadores de escápula e manguito rotador
Já nos membros inferiores: alongamentos da cadeia posterior (isquiotibiais e gastrocnêmios) e fortalecimento de core abdominal.
Veja meu vídeo:
Leia também:
Você quer fazer alguma pergunta específica sobre as lesões do Crossfit?