Dedo em gatilho
Entenda o que é Dedo em gatilho, sua causa, seus sintomas, diagnóstico, tratamentos e cirurgia.
O que é dedo em gatilho?
É uma doença em que ocorre aumento do atrito entre duas estruturas na mão: o tendão e a polia. Estruturas que estão detalhadas na figura abaixo.
O tendão desliza por dentro da polia que forma uma espécie de anel mantendo o tendão próximo aos ossos do dedo. Quando há um espessamento da polia ou do tendão esse deslizamento é prejudicado provocando o travamento do tendão.
Ao fechar a mão completamente o tendão fica preso e o paciente não consegue abrir novamente, ou consegue as custas de muita força sentindo um estalido doloroso e súbito, semelhante a um gatilho de revólver.
Quais os sintomas do dedo em gatilho?
Inicialmente pode haver dor na palma da mão e nos dedos.
Após algumas semanas, ocorrem estalidos ao dobrar e tentar esticar o dedo ou mesmo travamento do dedo.
Neste momento o dedo fica inchado, quente e as articulações do dedo ficam doloridas.
Em um estágio mais avançado o dedo pode não movimentar mais mesmo forçando o movimento com ajuda da outra mão.
Qual a causa do dedo em gatilho?
Não há uma causa específica para o dedo em gatilho.
Sabemos que pessoas portadoras de diabetes, gota, doença nos rins, artrite reumatoide e hipotireoidismo têm uma maior probabilidade de ter dedo em gatilho.
Movimentos repetitivos da mão como agarrar, torcer ou digitar não causam a doença, mas podem piorar uma pessoa que já tenha uma inflamação entre a polia e o tendão.
Por que as mãos travam mais de manhã?
Quando estamos em pé, a água do nosso corpo se concentra nas nossas pernas, por isso é possível ver nossos pés mais inchados no fim do dia. Já quando estamos deitados a água se distribui igualmente nas pernas e braços. Nossas mãos inchadas comprimem o sistema de deslizamento entre polia e tendão e aumentam os sintomas de engatilhamento.
Quais exames são necessários para fazer diagnóstico?
O diagnóstico é feito através das informações que o paciente fornece e através do exame das mãos. Porém nas fases iniciais em que o paciente só tem dor, o médico pode solicitar exames complementares para ajudar no diagnóstico, como ultrassonografia ou ressonância nuclear magnética.
Quais são as opções de tratamento?
Quando os sintomas de travamento e dor são leves, pode-se tratar com analgésicos, antiinflamatórios e imobilização do dedo. Porém quando os sintomas são persistentes ou estão levando a perda de função da mão, o médico parte para tratamentos mais avançados como a infiltração com corticóide e a abertura cirúrgica da polia.
A infiltração com corticóide é feita por uma injeção diretamente na mão. O medicamento pode diminuir a espessura da polia e do tendão facilitando o deslizamento entre as duas estruturas. Infelizmente nem sempre a infiltração funciona. Ou algumas vezes, os sintomas podem melhorar e retornar alguns meses depois.
A abertura cirúrgica é o melhor tratamento pois libera imediatamente o movimento do tendão e não há chance de retorno dos sintomas.
Leia também sobre:
Como é depois da cirurgia?
Imediatamente após a cirurgia o paciente é liberado para movimentar os dedos. Com 2 semanas os pontos são retirados e, dependendo dos sintomas, o médico julga necessidade de realização de fisioterapia.
Você quer fazer alguma pergunta específica sobre o dedo em gatilho?