skip to Main Content
Doença de Kienbock

Doença de Kienbock

Entenda sobre a Doença de Kienbock, suas causas, diagnóstico e tratamento.

O que é Doença de Kienbock?

É uma doença em que ocorre uma diminuição de circulação sanguínea em um dos ossos do punho chamado de semilunar. Você pode encontrar por aí o nome Necrose Avascular do Semilunar, que é um sinônimo em termos médicos.

Doença de Kienbock ou Necrose Avascular do Semilunar

Sem sangue correndo adequadamente dentro do osso, ocorre uma degeneração, que chamamos de necrose. Por fim, esta necrose provoca uma alteração no formato do osso.

O osso semilunar é uma engrenagem fundamental na articulação do punho, de forma que qualquer alteração em seu formato pode, consequentemente, atrapalhar a movimentação do punho.

Esta doença é mais comum nos homens entre 20 e 40 anos e raramente ocorre nos dois punhos.

Quais são os sintomas da Doença de Kienbock?

Os sintomas variam conforme o estágio em que está a doença.

Nos estágios iniciais temos dor e inchaço no punho, principalmente na região onde se localiza o osso semilunar. Estes sintomas podem piorar quanto mais esforço físico você fizer com o punho ou mão.

Após alguns anos de evolução a dor diminui e você sente uma perda da movimentação do punho, o que significa que o osso alterou seu formato.

Já nos estágios mais avançados do punho, ocorre um desgaste da articulação do punho, chamada de artrose. Pode haver piora da movimentação do punho e a dor ficar mais severa.

Qual a causa da Necrose Avascular do Semilunar?

Não existe uma causa única para desenvolver a doença. Porém existem alguns fatores que podem aumentar a chance como:

  • Variações no formato dos ossos do punho podem influenciar no formato do semilunar e pode trazer maior risco.
  • Trauma único ou múltiplos no punho. O trauma pode ser uma pancada direta ou trauma por oscilação, por exemplo quem manuseia algum aparelho que vibra como britadeira.
  • Doenças que afetam a circulação sanguínea como Lupus Eritematoso Sistêmico e Anemia Falciforme.

Como é o diagnóstico de Doença de Kienböck?

Inicialmente duas coisas são importantes: a consulta médica em que entendemos um pouco da sua história e te examinamos e uma Radiografia de Punho.

Porém, se a doença estiver num estágio inicial, a radiografia pode estar normal. E neste caso, o exame mais importante é a Ressonância Magnética de Punho. Durante este exame, é possível injetar um produto nas suas veias que ajuda a entender quanto sangue está circulando no osso semilunar, ou seja, o quanto o osso está saudável.

Ressonância de Punho na Doença de Kienbock ou Necrose Avascular do Semilunar
Ressonância Magnética de punho mostrando a doença em estágio inicial, sem alteração do formato do osso semilunar.
Ressonância de Punho na Doença de Kienbock estágio avançado
Doença de Kienbock em estágio avançado. Veja a alteração de formato do osso.

Como é o Tratamento da Necrose Avascular do Semilunar?

O tratamento não é igual pra todos pacientes porque varia conforme o estágio da doença. Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhores as chances de manter um punho saudável.

Nos estágio iniciais, há inchaço e dor que são tratadas com medicação antiinflamatória como cetoprofeno ou ibuprofeno e imobilização provisória no punho. Esta imobilização pode durar semanas ou até meses dependendo da evolução do paciente.

Porém, se a dor não aliviar com esses tratamentos. Pulamos para o tratamento mais avançado, ou seja, cirurgia.

Existem muitos tipos de cirurgia e a escolha da ideal para você depende do grau que está a doença, do grau de dor, grau de força que você faz no trabalho e se você tem outros problemas de saúde. Portanto, é muito difícil copiar o tratamento para duas pessoas diferentes.

Mesmo tratando corretamente, posso ficar com sequela?

Sim, quanto mais precoce é feito o diagnóstico, melhores as chances de recuperação do punho.

Porém, como muitas coisas na medicina, os resultados não são iguais para todos porque cada pessoa tem uma evolução diferente da doença. Tem pessoas que saram só com imobilização do punho, outras somente com cirurgia e, por fim, existem pessoas que não saram mesmo com cirurgia.

Mas calma, mesmo que eu não possa voltar seu punho ao que era antes, temos várias opções para amenizar a dor e melhorar a função da mão.

Eu tenho um pedido pra você! Se você acha que tem Doença de Kienbock não deixe de procurar um cirurgião de mão imediatamente. Aguardar meses ou anos para procurar ajuda pode fazer com que você perca a chance de curar seu punho.

Leia também sobre:

Você pode também ver meus vídeos no YouTube sobre Doença de Kienbock:

 

Você quer fazer alguma pergunta específica sobre a Doença de Kienbock?

Pergunte ao Dr Renan!

 

Back To Top