skip to Main Content
Lesão do Ligamento Escafolunar | Dr. Lyuji Takemura

Lesão do ligamento Escafolunar

A lesão do ligamento Escafolunar ou Escafossemilunar é uma das lesões mais comuns, mais perigosas e que muitas vezes passam despercebido até pelos ortopedistas. Essa lesão pode não ter muitos sintomas no momento que ocorre, porém com o passar do tempo sem tratamento correto pode ter consequências devastadoras com degeneração da cartilagem de todo o punho.

O que é um ligamento?

Ligamentos são estruturas e em formas de fibra que seguram os ossos do nosso corpo.

Para cada articulação, há um complexo de ligamentos que segura os ossos na posição correta permitindo o movimento normal da articulação.

Onde fica o ligamento escafolunar?

O ligamento escafolunar ou escafossemilunar fica entre os ossos: escafoide e semilunar. Estes dois ossos funcionam como dois pilares que sustentam 80% da carga quando pegamos algo com força.

Essa lesão é grave?

Depende da extensão da lesão.

As lesões completas do ligamento Escafolunar são consideradas graves porque alteram a movimentação dos ossos do punho. Essa movimentação errada degenera a cartilagem e pode causar perda de movimento, perda de força e dor para movimentar o punho.

Já as lesões parciais não são consideradas graves porque dificilmente podem causar consequências mais severas.

Como machucamos esse ligamento?

A forma mais comum devido a uma queda sobre a mão espalmada no chão.

Lesão Ligamento Escafolunar | Dr. Lyuji Takemura
Figura extraída da pág. 157 Netter Orthopaedic Anatomy 2ed.

Já atendi casos também de lesão durante a prática de levantamento de peso e crossfit. Eram pacientes que estavam com uma carga alta em competição e torceram o punho na fase de recepção da barra.

Lesão do Ligamento Escafolunar | Dr. Lyuji Takemura

Quais são os sintomas da Lesão do Ligamento Escafossemilunar?

Dor na parte dorsal é o principal sintoma.

Dor na parte dorsal - Lesão do Ligamento Escafossemilunar

Pode ou não haver também inchaço no punho. Mas normalmente não chama muita atenção como no caso das fraturas do punho e por isso muita gente acaba negligenciando esta lesão por julgar a gravidade da lesão pelo inchaço.

Outro sintoma típico é sensação de estalido aos movimentos.

Após algumas semanas de lesão, a dor acontece em movimentos específicos como de apoiar a mão em dorsiflexão como no movimento de flexão de braço ou quando tentamos agarrar algo com força.

Como é o tratamento da Lesão do Ligamento escafolunar?

O tratamento depende se a sua lesão foi total ou parcial.

Lesões parciais podem ser tratadas inicialmente com imobilização e reabilitação da mão com fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional.

Já as lesões totais precisam obrigatoriamente de cirurgia de reparo. Após a cirurgia respeitamos um período de imobilização de 6 semanas, seguido de reabilitação da mão.

O que acontece se eu tiver uma lesão completa e não operar?

O ossos dentro do nosso punho funcionam como uma pilha de bolinhas de gude.

Se a gente muda a posição de uma ou duas bolinhas de gude da base todo o conjunto desmorona certo?

É o que acontece quando temos uma lesão completa do ligamento. Os ossos escafoide e semilunar mudam de posição e todo conjunto de ossos que estão acima deles correm risco de desmoronar.

São muitos anos até os ossos “desmoronarem” mas assim que começa o desmoronamento há uma lesão irreversível e progressiva da cartilagem do punho que chamamos de artrose.

Os sintomas dessa artrose são dor para movimentar o punho, diminuição do movimento e perda de força.

Acho que tive a lesão do Ligamento Escafolunar, quanto tempo posso esperar?

Se você tiver uma lesão completa do ligamento Escafolunar, não espere. Procure ajuda médica de especialista de mão o mais rápido possível porque você vai precisar de cirurgia. E quanto mais o tempo passa, piores são as condições dentro do punho pra fazermos o reparo.

O ideal é fazer o reparo dentro de 1 mês da lesão, mas já operei casos com meses de lesão que tiveram bons resultados também. O resultado varia conforme a gravidade da lesão.

Há casos em que não é preciso fazer cirurgia?

Sim, lesões parciais do ligamento podem ser tratadas sem cirurgia com imobilização punho e reabilitação da mão.

Mas são casos que podem não ter uma boa resolução da dor e podem precisar de infiltração de medicamento no punho ou até mesmo cirurgia.

Após a cirurgia vou ficar com alguma limitação?

Essa é uma pergunta muito comum, mas não tem uma resposta igual pra todos. Pode haver limitação de movimento do punho sim. Isso depende principalmente do estado do ligamento, do tempo que demorou até realizarmos a cirurgia e da técnica que foi necessária para reparo. Temos que avaliar os casos individualmente.

Quanto mais precoce é o tratamento, maiores as chances de não haver ou haver pouca limitação.

Você pode também ver minha playlist no YouTube sobre a Lesão do ligamento escafolunar:

Você tem a lesão do ligamento Escafolunar ou Escafossemilunar?

Pergunte ao Dr Renan!

Leia também sobre:

Back To Top