Você notou o aparecimento de uma bolha próximo da unha que foi crescendo com o…
Manguito Rotador: Infiltração de Ácido Hialurônico no Ombro
Uma das causas mais comuns de dor no ombro é a Tendinopatia do Manguito Rotador, cujo tratamento, fisioterapia, tradicionalmente leva muitos meses para dar resultado. Entretanto, surgiu a infiltração com ácido hialurônico que mudou as nossas expectativas.
O que é a Tendinopatia do Manguito Rotador?
Nossa articulação do ombro é estabilizada por um conjunto de tendões chamados de manguito rotador. Ele é fundamental para que a articulação do ombro fique estável durante o movimento, principalmente quando você eleva o membro ou faz força com o braço elevado.
Esse conjunto pode se degenerar tanto pela idade, a partir de 45 anos, quanto pelo excesso de carga, nas pessoas mais jovens e ativas. E essa degeneração é chamada de Tendinopatia do Manguito Rotador.
Você sabia que existem graus de degeneração do Manguito Rotador?
Nas lesões mais iniciais, o tendão aparenta estar inflamado e espessado. Conforme a doença progride, podem se formar fissuras na estrutura do tendão, que pode evoluir para ruptura completa do tendão.
Quais são os sintomas da Tendinopatia do Manguito Rotador?
A dor na lateral do ombro para elevar o membro, por exemplo, abrir uma porta de armário no alto ou pendurar uma roupa, é o principal sintoma dessa doença. Muitos pacientes também queixam de dor para dormir de lado, quando estão deitados sobre o ombro machucado.
Essa dor fica exatamente na lateral do ombro e é comum irradiar para lateral do braço.
Preciso de algum exame para confirmar a Tendinopatia do Manguito Rotador?
Nós inicialmente precisamos avaliar em consulta para entender se realmente a dor está vindo dos tendões ou das articulações, ou ainda se é uma dor irradiada do pescoço. Não há nenhum exame que substitua uma boa consulta.
A partir daí nós precisamos de uma ressonância magnética, para avaliar o grau de lesão do manguito rotador.
A lesão inicialmente aparece como um espessamento ou fissuras intrasubstanciais, depois pode evoluir para a ruptura parcial do tendão e finalmente evoluir para uma ruptura total.
E qual o papel da infiltração com ácido hialurônico no ombro na Tendinopatia do Manguito Rotador?
Nós conseguimos melhorar rapidamente a dor para levantar o braço. O ácido hialurônico tem um efeito anti-inflamatório quando colocado sobre o tendão e você pode sentir esse efeito com a melhorar a dor já após as primeiras semanas após a aplicação.
Essa melhora da dor agiliza as etapas da fisioterapia, fazendo com que você consiga executar o fortalecimento de forma mais precoce, encurtando o tempo total de tratamento que por ser muito longo, em torno de 6 meses ou até mais, é uma dos grandes obstáculos do tratamento e desmotiva o paciente.
Todos casos de Tendinopatia do Maguito Rotador podem melhorar com o ácido hialurônico?
A infiltração com ácido hialurônico ajuda em todos os graus de lesão do manguito rotador. Mas sabemos que ela não deve ser usada como um tratamento único e não substitui a cirurgia.
Nos casos de espessamento, fissuras intrasubstanciais e rupturas parciais pequenas com menos de 50% da espessura do tendão doente, o ácido hialurônico ajuda a melhorar a dor e pula etapas da fisioterapia.
Já nos casos com ruptura parcial grande com mais de 50% da espessura do tendão doente e nos casos de ruptura total, o tratamento é cirúrgico e a infiltração com ácido hialurônico ajuda somente para trazer conforto até o momento da cirurgia.
Eu preciso fazer a infiltração no centro cirúrgico?
Não é obrigatório fazer a infiltração no centro cirúrgico. O procedimento pode ser feito também num consultório que tenha a estrutura básica para fazer a infiltração de forma segura.
A escolha se vamos fazer infiltração no centro cirúrgico ou no consultório depende muito de características do paciente. Pacientes que têm muito medo, ou são ansiosos ou que sentem mais dor, precisam de sedação para fazer o procedimento e aí indicamos que seja feito no centro cirúrgico.
Os convênios cobrem a infiltração com ácido hialurônico?
Sim, mas dependendo do convênio, pode-se liberar ácidos hialurônicos de alta ou baixa qualidade. Quando o convênio somente disponibiliza um ácido hialurônico de baixa qualidade eu explico que podemos não chegar no resultado de melhora da dor esperado ou até mesmo termos um resultado por período menor que o esperado.
Por exemplo, ao invés de durar 6 meses, os efeitos podem durar 2 meses com um ácido hialurônico de baixa qualidade.
Sabendo disso, o paciente decide se tentamos fazer a infiltração com o ácido hialurônico disponibilizado pelo convênio ou se prefere pagar diretamente por um produto de uma qualidade maior.
Quanto tempo dura a infiltração?
Alguns estudos sugerem que o ácido hialurônico pode durar até 6 meses. Mas isso não quer dizer que após 6 meses você vai ter dor novamente ou que vai ter que repetir a infiltração.
Quando nós infiltramos o ácido hialurônico sobre o tendão, a ideia é que haja uma melhora da dor permitindo que você acelere a fisioterapia.
Nosso objetivo é que, passado os 6 meses de efeito do medicamento, você já tenha um remodelamento das fibras do tendão suficiente para aguentar não tenha mais dor.
É possível repetirmos a infiltração?
Sim, mas somente se os efeitos de melhora da dor chegaram a pelo menos 6 meses. Mas particularmente, vejo que quando o paciente está motivado e segue com fisioterapia de qualidade, a probabilidade dele repetir a infiltração é baixa.
Eu preciso ficar afastado do trabalho depois do procedimento?
O ombro fica com uma sensação de peso após infiltração que pode durar 2 dias ou mais. Nesse período eu peço para que o paciente fique afastado, principalmente se a pessoa trabalha de forma braçal.
Você quer fazer alguma pergunta específica sobre este procedimento?
Pergunte ao Dr Renan!
Leia também sobre:
- Como melhorar overhead Crossfit
- Munhequeira no Crossfit
- Artrose nas mãos