skip to Main Content
Rizartrose | Dr. Lyuji Takemura

Rizartrose

Nas nossas articulações, os ossos são recobertos por cartilagem que age como amortecedor do movimento fazendo com que o movimento seja sem atrito e indolor. Porém, quando a cartilagem se desgasta, expõe o osso logo abaixo.

Desta forma começa a haver atrito na articulação que a inflama e causa dor. Esta inflamação da articulação é chamada de Artrite. Já o desgaste da articulação causando dor e limitação de movimento chamamos de Artrose.

O que é a Rizartrose?

É uma forma de Artrose que acomete especificamente as articulações da base do polegar, principalmente a Articulação Trapézio-Metacárpica.

É mais comum em mulheres, principalmente após os 40 anos.

Articulação Trapézio-Metacárpica
Fonte: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/thumb-arthritis/symptoms-causes/syc-20378339

O que causa a Rizartrose?

Na maioria dos casos, não existe uma causa exata.

Já em uma parcela pequena dos casos, ela pode ser causada por doenças como Artrite reumatoide, gota, infecções na articulação e sequela de fraturas na região.

Os suplementos de cartilagem funcionam?

Não existe nenhum suplemento comprovadamente eficaz para recuperar a cartilagem desgastada. Eles podem melhorar a saúde da cartilagem que está íntegra. Mas para isso devem ser usados constantemente.

Quais são os sintomas da Rizartrose?

O sintoma mais comum é dor, localizada na região da base do polegar. Ela pode estar associada a inchaço na região e piorar com movimentos que exijam movimento de pinça com os dedos como, por exemplo, abrir uma tampa de garrafa ou uma fechadura.

A dor pode progredir de intensidade e tempo de duração, podendo ser constante.

A doença tem progressão lenta, mas os sintomas podem ir piorando. Nos casos mais severos há diminuição da mobilidade do polegar criando dificuldade para pegar objetos maiores.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através da consulta médica. Quando o médico suspeita de alguma doença específica como Artrite reumatoide ou gota causando a doença, ele pode solicitar exames de sangue para confirmar o diagnóstico.

A Radiografia além de confirmar o diagnóstico é importante para determinar a gravidade da doença. Entretanto, nem sempre pode detectar a doença, já que em casos iniciais não há alterações muito evidentes na articulação.

Radiografia evidenciando desgaste da articulação da base do polegar
Radiografia evidenciando desgaste da articulação da base do polegar, retirada de Green’s Hand Surgery 7th edition página 365

Como é o tratamento da Rizartrose?

O foco do tratamento é a melhora da dor. Nos casos iniciais em que o paciente tem pouca limitação de movimento e dor o tratamento é feito com remédios analgésicos e antiinflamatórios, associados a fisioterapia.

Quando a dor está mais intensa e constante, o médico pode solicitar também a imobilização com órtese e infiltração da articulação com corticóide.

Órtese para Rizartrose
Órtese para Rizartrose
Infiltração com corticóide
Infiltração com corticóide

Quando se esgotam as opções de tratamento, o cirurgião de mão parte para o tratamento cirúrgico.

Como é feita a cirurgia?

Normalmente sob sedação ou anestesia geral associada a anestesia de todo membro, realizamos um incisão na região da base do polegar.

Existem diversos tipos de cirurgia com bom resultado. Na maioria delas é ressecado o osso trapezóide, eliminando o contato osso com osso que gera dor e suturas que mantêm o polegar firme na posição correta e com mobilidade.

Após a cirurgia é feita uma imobilização do punho com tala de gesso.

Radiografia de pós operatório evidenciando a retirada do osso chamado trapézio da base do polegar
Radiografia de pós operatório evidenciando a retirada do osso chamado trapézio da base do polegar, Green’s Hand Surgery 7th edition página 365
Demarcação da incisão de pele para cirurgia
Demarcação da incisão de pele para cirurgia, Green’s Hand Surgery 7th edition página 365

Como é depois da cirurgia?

O primeiro retorno acontece com 1 semana de pós operatório. Momento em que o médico avalia as condições do ferimento e ajusta a medicação analgésica. A sutura é retirada com duas semanas e o paciente deve permanecer imobilizado por pelo menos 3 semanas contados da cirurgia.

Após retirada da imobilização, o paciente inicia fisioterapia. Em torno de 2 meses após a cirurgia o paciente já consegue realizar a maior parte das atividades diárias sem dor.

É importante dizer que mesmo com o tratamento adequado, é esperado uma diminuição de força na mão.

Leia também sobre:

Tem alguma dúvida específica sobre Rizartrose?

Pergunte ao Dr Renan!

Back To Top