Síndrome do Tunel do Carpo
Entenda o que é Síndrome do Túnel do Carpo, seus sintomas, tratamentos e cirurgia.
O que é o túnel do carpo?
O túnel do carpo é um espaço no punho delimitado por baixo por um conjunto de ossos, chamados de ossos do carpo e um ligamento, chamado de ligamento carpal transverso.
Dentro do túnel do carpo há tendões, que são estruturas em forma de cordão envolvidas por uma espécie de gelatina chamada de bainha sinovial e também o nervo mediano.
Este nervo é responsável pela sensibilidade do polegar, dedo indicador, médio e metade do dedo anelar.
O que é a Síndrome do Túnel do Carpo?
É a compressão do nervo mediano dentro do túnel do carpo. O nervo quando comprimido perde a sua função e o que paciente relata é uma diminuição de sensibilidade dos dedos ou mesmo uma dor em choque como se tivesse dormido sobre as mãos.
Quais são os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo?
A queixa mais importante é a diminuição da sensibilidade dos dedos. Geralmente acompanhada de uma dor em choque que é pior de noite e ao acordar. Muitos pacientes queixam de acordar com a dor sentindo necessidade de chacoalhar a mão para melhorar.
Nos estágios mais avançados da doença, os dedos podem ficar totalmente insensíveis. Os pacientes se queixam de se cortar sem perceber ou mesmo derrubar pratos ou talheres por não sentirem os dedos.
Além da perda da sensibilidade pode haver uma perda da musculatura da mão com diminuição de força e movimentação do polegar.
O que causa a Síndrome do Túnel do Carpo?
Dificilmente encontramos um único fator causador da Síndrome do Túnel do Carpo. Os fatores causadores podem estar dentro ou fora do túnel do carpo.
Na menopausa e gravidez as alterações hormonais provocam uma maior retenção de líquido, e os tendões dentro do túnel também ficam mais inchados ocupando mais espaço e comprimindo o nervo.
Quem trabalha com computador normalmente fica tempo prolongado com o punho estendido e comprime o túnel do carpo.
Fraturas e tumores no punho também podem contribuir para comprimir o túnel.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito através das informações que o paciente conta ao médico e do exame físico. Exames como Ultrassonografia e Radiografia do punho são importantes para ajudar a definir a causa da doença e assim, ajudam também a definir o tratamento.
Como é o tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo?
Quando os sintomas são esporádicos e não interferem na rotina do paciente, podemos tratar com controle da dor, fisioterapia e imobilizador de punho.
O imobilizador do punho é usado somente a noite e funciona mantendo a posição do punho em que o túnel do carpo não é comprimido.
Agora quando os sintomas de dor ou perda da sensibilidade são permanentes ou mesmo há perda da musculatura da mão o tratamento é mais urgente e partimos para a cirurgia.
Como é a cirurgia?
Existem várias maneiras de se realizar essa cirurgia.
Começando pela anestesia, pode ser local, ou local com sedação ou anestesia geral. O cirurgião junto com anestesista avalia caso a caso e define a melhor opção.
Quanto a cirurgia, é feito um corte no ligamento que cobre o túnel do carpo. Isso alivia a pressão dentro do túnel e junto com ele o nervo mediano. Ainda na cirurgia é possível inspecionar a aparência do nervo e ter uma noção de quanto ele está machucado. Este detalhe é importante para prever como será a melhora do paciente.
Como é depois da cirurgia?
Normalmente os pacientes tem alta no mesmo dia e voltam no consultório em 1 semana para avaliar o ferimento. Logo após a cirurgia o paciente pode movimentar os dedos e pegar objetos leves com a mão operada. Os pontos são retirados com 2 semanas de pós operatório e é liberado ao paciente realizar mais movimentos com o punho, como dirigir.
O primeiro sintoma que melhora é a dor de noite que muitas vezes faz o paciente acordar.
A alteração da sensibilidade pode ou não retornar ao normal e isso depende da quantidade de lesão do nervo antes de fazer a cirurgia.
Os sintomas podem retornar?
Sim, mas isso é raro. Há casos em que o ligamento cortado durante a cirurgia se reforma e pode causar novamente os sintomas. Nesses casos o médico pode optar por uma nova cirurgia para reabrir o ligamento.
Veja o meu vídeo explicando o assunto:
Leia também sobre:
Tem alguma dúvida sobre a Síndrome do Túnel do carpo?