Você notou o aparecimento de uma bolha próximo da unha que foi crescendo com o…
Tumor de Bainha Neural: entenda tudo sobre Schwannoma e Neurofibroma
Schwannoma e o Neurofibroma são dois tipos comuns de tumor da bainha neural de nervo.
Mas o que é a bainha neural?
O nervo tem uma estrutura parecida com um fio elétrico.
No fio elétrico nós temos um feixe de fios de cobre e no caso do nosso nervo cada fio é uma célula nervosa identificada na figura como axônio, que é a parte mais longa do nervo em formato de fio.
Encapando cada um desses células, temos uma camada de “borracha” isolante que no caso do nosso nervo é a tal da bainha neural.
Então o tumor de bainha neural, é o tumor que se forma da proliferação exagerada células dessa capinha isolante no nosso nervo.
Qual o motivo de ter formado esse tumor? Foi algum esforço?
Na grande maioria das pessoas não há uma causa específica.
Há algumas doenças genéticas raras como a Neurofibromatose tipo 1 e tipo 2 e a Schwannomatose que causam múltiplos tumores de bainha neural.
E quais são os sintomas do tumor de bainha neural?
O primeiro e mais fácil de reconhecer é o crescimento lento de uma massa, ou caroço.
Outros sintomas incluem dor, formigamento, coceira ou uma queimação na região. Também pode haver perda de sensibilidade no dedo acometido.
Dar umas batidinhas sobre o caroço pode causar uma dor em choque que corre para frente do braço ou mão ou dedo, dependendo da localização da massa.
Acho que tenho um tumor de bainha neural, preciso fazer algum exame?
A ressonância magnética com contraste pode ser suficiente para gente ter um possível diagnóstico. Mas ela não é perfeita. Em alguns casos é impossível distinguir um Schwannoma de um Neurofibroma ou mesmo de um tumor maligno da bainha neural.
Você sabia que um tumor benigno pode se transformar num maligno?
Os tumores benignos de bainha neural podem se transformar em malignos com o tempo e você deve ficar atento a alguns sinais que sugerem que o tumor esteja se transformando:
- Tamanho maior que 5cm de diâmetro
- Dor noturna
- Crescimento rápido
- Mudança de consistência: antes era mole e depois ficou firme
- Perda de peso
A transformação em maligno é mais comum nos casos de Neurofibroma em relação ao Schwannoma, principalmente quando o Neurofibroma acontece pela doença genética Neurofibromatose do tipo 1 (NF1). A chance do Neurofibroma se tornar maligno na NF1 é de 2 a 13 mil vezes maior do que nos neurofibromas da população em geral.
Como posso ter certeza se é benigno e maligno?
Mesmo os tumores que têm uma característica de benigno no exame físico e na ressonância magnética ainda podem ser malignos. O diagnóstico mais preciso é feito com a cirurgia de remoção tumor e análise pelo patologista com microscópio, que vai trazer a certeza absoluta de que tipo de tumor nós estamos lidando.
É possível que não precise de cirurgia?
Sim. Nos casos em que o tumor tem aparência benigna no exame físico, ressonância, não tem nenhum sinal daqueles ditos anteriormente e não está causando nenhum desconforto.
Nesses casos, é possível manter o acompanhamento anual com consulta e ressonância.
Quando é obrigatório operar?
Nos casos em que o médico tem dúvida no diagnóstico.
Ou quando você está tendo algum problema relacionado ao tumor. Por exemplo quando o volume do tumor atrapalha a movimentação da mão ou dos dedos ou você está tendo sintomas de dor ou perda de sensibilidade por causa do tumor.
Vou ficar com alguma sequela da cirurgia?
Apesar de pequeno, há sim um risco de perda de função no nervo operado com alteração de sensibilidade ou perda de movimento.
O tipo do tumor e qual nervo está doente influenciam nesse risco. Por exemplo: tumores como o Neurofibroma afetam uma quantidade maior de fascículos e têm uma chance maior de causar algum tipo de sequela quando removidos, diferente dos Schwannomas.
Outro fator é em qual tipo de nervo o tumor está crescendo: num nervo de função somente sensitiva ou com função motora e sensitiva. Quanto mais função no nervo operado, maior a chance de haver algum tipo de perda de função.
Qual a chance do tumor reaparecer?
Nos casos benignos é bem baixa, na grande maioria das vezes a cirurgia traz a cura da doença.
Nos primeiros anos após a cirurgia. É aconselhado um acompanhamento anual após a cirurgia para identificar se ele realmente não voltou a crescer.
Você pode também ver meus vídeos no YouTube sobre Tumor de bainha neural:
Você quer fazer alguma pergunta específica sobre Tumor de Bainha Neural?
Pergunte ao Dr Renan!
Leia também sobre:
- Tumor glômico no dedo
- Cisto sinovial no dedo
- Hemangioma no dedo
Referências: